A TEORIA DO CAOS

Edward Lorenz, um meteorologista do MIT, tentou explicar por que é tão difícil fazer boas previsões do tempo e acabou desencadeando uma revolução científica chamada teoria do caos, ou efeito borboleta. Morreu em 2008 aos 90 anos de idade.
A sua teoria nasceu durante pesquisas sobre o clima na década de 1960. O modelo do computador foi baseado em 12 variáveis ​​que representam coisas como temperatura e velocidade do vento, cujos valores podem ser representados em gráficos conforme as linhas se elevam e caem com o tempo. Neste dia, Lorenz estava repetindo uma simulação que ele havia feito anteriormente – mas ele havia arredondado uma variável de 0,506127 para 0,506. Para a sua surpresa, essa pequena mudança transformou drasticamente todo o padrão de seu programa, durante dois meses de tempo simulado.

O soldado inglês Henry Tander (1891-1977) que, durante a primeira guerra mundial, poupou a vida de um soldado alemão, teria alterado a história? O soldado poupado era Adolf Hitler.
Não podemos prever qualquer evento, mesmo tendo em mãos variáveis em detalhes, mas podemos, sim, ficar atentos às decisões que tomamos diariamente.
O que aconteceria se eu me comprometesse com Cristo de forma permanente? O que seria de minha família se eu vivesse mais para eles do que para o trabalho? O que poderia acontecer com o mundo se fossemos mais conscientes de nossas responsabilidades comunitárias?
Não sabemos todas as respostas, mas sabemos que teríamos uma nova história para contar.
Palavra de Homem!